O processo seletivo para MBAs varia de escola para escola. Porém há uma pergunta que é praticamente unânime: quais são seus objetivos de curto e longo prazo?
Para algumas pessoas, responder isso é fácil, mas para muitas, trata-se de um verdadeiro desafio. Afinal, elas estão justamente buscando um MBA porque querem um tempo para refletir sobre a questão/vida. Talvez elas até saibam que não estão exatamente satisfeitas onde estão, mas não tem certeza de onde gostariam de estar.
O problema é que para ser aprovado no processo seletivo das principais faculdades, você precisa saber (ou, pelo menos, comunicar) muito bem o que quer fazer e por que quer fazê-lo.
Como proceder então?
Considere que as escolas, ao forçarem você fazer essa reflexão, estão na verdade te fazendo um favor. Saber o que quer tirar da experiência fará com que ela seja muito mais proveitosa.
A autorreflexão, consequentemente, torna-se fundamental. Não economizem esforço nisso. Conhecer bem a si mesmo (seus valores, suas ambições, seu estilo de aprendizado) pode ajudá-lo não só a escolher escolas que têm maior afinidade com você, mas também a ser aprovado no processo seletivo.
Portanto, segue abaixo algumas perguntas que você pode se fazer para ajudar a refletir sobre o assunto:
- Quais são suas paixões?
- O que você ama fazer?
- Se você pudesse trabalhar com qualquer coisa, o que faria?
- Que trabalho que você já fez que adorou?
- A carreira de que profissional você admira?
Uma vez identificado o que você realmente te empolgaria em conseguir pós-MBA, é preciso refletir: isso é realista?
Quanto maior a mudança que você visa fazer, mais embasado você deve estar para dizer como aquele curso e aquela escola podem te ajudar com isso. Ter ex-alunos bem empregados, felizes e fazendo coisas incríveis no mundo é o objetivo de todas as escolas. Portanto, é importante mostrar que você sim conseguirá seu objetivo.
Algumas perguntas a serem feitas:
- Essa indústria que estou buscando contrata alunos de MBA/dessa escola?
- Esse passo de carreira requer um MBA?
- Esse nível de cargo está compatível com o que contratam as pessoas pós-MBA?
Após definir o seu objetivo, garantindo que ele é inspirador e, ao mesmo tempo, realista, o próximo passo é conectar esse futuro com suas experiências passadas, demonstrando como você vem se preparando para essa empreitada.
Deixar um comentário