Acabamos de iniciar o mês 4 de 2025, e estou me sentindo bem em relação às metas que estabeleci. Objetivos de carreira, de bem estar físico e de novos hábitos, tudo bem encaminhadinho.

Então por que é que sempre tenho uma sensação de que estou com um monte de pendencias?
Refletindo sobre isso, a resposta chega rapidamente. O caderninho ao lado do meu computador com os meus “to-dos” eternos só cresce. Só de bater o olho nele já sinto minha energia vital se esvair. “Ligar para Net para reduzir o pacote”. “Cotar novo plano de saúde”. “Refazer minha bio do Linkedin”.

Nada disso me anima. São tarefas chatinhas, trabalhosas e/ou não urgentes. Mas que, ainda assim, quero/preciso fazê-las. Não surpreendentemente, essas atividades são postergadas de um dia para o outro, e, às vezes, até de um mês para o outro. Tá, algumas, inclusive de um ano para o outro. O impacto disso é que sempre me sinto um pouco “devedora”.
Isso até ontem.

Ontem ocorreu algo inédito. Eu criei a coragem/paciência/elevação espiritual para ficar 32 minutos no telefone com uma atendente para baixar meu pacote de internet. Resultado, economia mensal de R$200!
Quando desliguei o telefone, era como se o próprio Freddy Mercury estivesse cantando no meu ouvido “We are the champioooons…” quanta alegria!

Agora, você pode estar se perguntando: “Oh Paula! Como foi que você conseguiu tamanha proeza?”
A resposta é simples: eu combinei com um amigo.
O fato de combinar com uma pessoa o que eu ia fazer algo até nosso próximo encontro foi motivação suficiente para eu finalmente fazê-lo. A gente está muito mais disposto a decepcionar a nós mesmo do que a uma outra pessoa. A ironia é que apesar de eu ser essa parceira de “accountability” para meus clientes, eu não estava usando desse artificio para ajudar a mim mesma. Isso, até ontem, claro.

Estando com o doce gostinho da vitória fresco em minha boca, decidi criar um grupo piloto de “accountability”, o ABCDEF: Associação Brasileira Contra o “Depois Eu Faço”.

A ideia é:

1) Criar um grupo de WhatsApp com pessoas que sentem que não estão avançando com tarefas que queriam completar (sejam elas muito ou pouco importantes);
2) Diariamente (ou semanalmente – a definir com o grupo) cada pessoa se comprometer com o grupo em eliminar uma tarefa de sua lista de pendencias;
3) Revisar resultados e seguir para a próxima tarefa;

Então se você sente que está continuamente deixando de lado atividades que são de seu interesse, pode me mandar mensagens no privado com seu telefone para iniciarmos o teste! Bem vindos à ABCDEF!