A musa do Olimpo dos MBAs, nossa querida Stanford, liberou as perguntas dos essays para os candidatos de 2017.
Trata-se de um repeteco do ano passado:
O que mais importa para você e por quê?
Por que Stanford?
A primeira pergunta – o que mais importa para você e por quê – é a clássica de Stanford. Já a fazem há alguns anos o que nos faz pensar que eles gostam do tipo de informação que recebem através dela.
O importante dessa pergunta é muito mais o “porquê” do que o “o quê”. Muitas pessoas podem responder um “o quê” parecido (por exemplo, “o que mais importa para mim é a minha familia/carreira/fazer o bem/etc”). O que vai diferenciar você do seu coleguinha é a motivação por trás dessa resposta. E, para isso, dá-lhe autorreflexão. Stanford deixa claro em seu website que busca entender através dessa pergunta sua voz, seus valores, suas paixões e seus sonhos. Esteja pronto para inspirar.
A segunda pergunta – Por que Stanford – é mais básica (outras escolas fazem perguntas semelhantes referente à própria instituição), porém não menos importante. Fazer um copy/paste do que você escreveu para outras escolas e simplesmente colocar o nome de Stanford não vai colar. É aqui onde você precisará mostrar toda a lição de casa que fez para entender profundamente sobre o programa, cultura e valores deles.
Juntos, os essays não devem ultrapassar 1150 palavras, sendo que o primeiro tem 750 palavras à disposição e, o segundo, 400.
Os deadlines para as inscrições são:
Primeira rodada: 21 de Setembro
Segunda rodada: 10 de Janeiro
Terceira rodada: 5 de Abril (mas essa rodada nem compensa tentar, pois as vagas para estrangeiros já foram praticamente todas preenchidas).
Se você tem pretensões de prestar Stanford, deveria dedicar um tempo desde já para sua autorreflexão. Sem pressa, antes de começar a digitar qualquer coisa para seus essays, gaste um tempo pensando a respeito do que realmente importa para você. Você pode fazer uma lista de fatos importantes na sua vida (pessoal e profissional) e tentar identificar o fio condutor. Você pode escrever livremente num caderno sobre o assunto, sem pretensões de chegar a qualquer conclusão, simplesmente dando espaço para o assunto na sua vida.
A grande dica aqui é: não seja preguiçoso no seu autoconhecimento! Se você quer que Stanford conecte-se com suas paixões e seus valores, você precisa se conectar a eles antes de tudo.
Boa sorte e vamo que vamo!
Quer falar comigo? Entre em contato através do e-mail paula@paulabraga.com.br.
Deixar um comentário