Um dos meus autores favoritos, Tim Ferriss, escreveu ano passado um post sobre como aborda resoluções de Ano Novo. Em suma: ele não as faz.

Em vez disso, ele realiza “PYRs” (past year reviews) ou, em português, “RAPs” (revisões do ano passado). Apesar de a-do-rar uma boa resolução de ano novo, resolvi testar a metodologia dele para 2020. E, como diria Christopher McCandless no filme Na Natureza Selvagem: “A felicidade só é verdadeira quando compartilhada”, vou compartilhar a metodologia com vocês.

Quem sabe não consigamos criar as bases para um 2020 ainda mais incrível?

Que fique claro: o que vou descrever em seguida não é uma metodologia minha, e sim a tradução/explicação do que é praticado pelo Tim, mas que eu (e alguns clientes) estou usando esse ano. O processo todo leva de 30 a 60 minutos. Segue ele:

  1. Pegar um papel e caneta e fazer duas colunas: POSITIVO e NEGATIVO.
  2. Revisar semana a semana de seu calendário do ano que passou (2019).
  3. Para cada semana, escrever no papel as pessoas, atividades ou compromissos que geraram picos emoções positivas ou negativas. Coloque-os em suas respectivas colunas.
  4. Uma vez que você tenha revisado o ano anterior, olhe para suas anotações e se pergunte: “Qual 20% de cada coluna produziu os picos mais poderosos ou consistentes de emoções negativas ou positivas?” Ou seja, aqui ele usa uma versão adaptada da amada regra de Pareto (também conhecida como regra do 80/20). O racional por trás da regra é pensar qual 20% dos elementos (no caso, pessoas, atividades ou compromissos) é responsável pelo 80% dos resultados (no caso, alegria ou tristeza).
  5. Baseado em suas respostas, pegue os seus “positivos” mais importantes e agende mais deles no seu ano novo. Coloque-os em seu calendário agora! Agende encontros com seus amigos e pré-pague atividades/eventos/comprometimentos que você já sabe que ama. Nada é real até estar em seu calendário. Esse é o passo um.
  6. Passo dois é pegar os seus “negativos” mais importantes e criar uma lista de “NÃO FAZER”(ou, na versão original, “NOT-TO-DO LIST”). A ideia é deixar essa lista visível em algum lugar onde você consegue enxergá-la todas as semanas. As pessoas e eventos que estão nessa lista são aquelas coisas que você sabe que o deixa miserável. Sendo assim, não coloque-os em seu calendário só por obrigação, culpa ou porque não quer desapontar outras pessoas.

E é isso!

A parte importante é que não basta eliminar o negativo. Isso só vai deixar um espaço vago na agenda que rapidamente é ocupado por coisas urgentes/não importantes. Por isso a importância de colocar as coisas positivas no seu calendário o quanto antes.

Bora tentar?

Boa sorte para nós todos que comecemos um 2020 cheio de energia boa 🙂

Quer falar comigo? Entre em contato através do e-mail paula@paulabraga.com.br.

paula braga, mba internacional, mba, berkley, essay, gmat, coach profissional, coaching, coach, carreira, carreira profissional, mercado de trabalho, coaching de carreira, coaching pessoal, coaching profissional, coach concursos, coaching de vida, coach carreira, coaching carreira, coaching executivo